Páginas

15 de nov. de 2011

Como usar carimbos de EVA para pintar tecidos

Trouxe hoje uma excelente dica de Artesanato, peguei no Vila do Artesão. Infelizmente não foi criado por mim, mas prometo que me aventurarei a fazer está técnica. Aproveitem que é feriado e criem a vontade…

Os carimbos são ferramentas que podemos aproveitar em projetos bem interessantes. Hoje vamos juntos pintar um centro de mesa com apelo rústico, usando carimbos de EVA que podemos adquirir prontos em lojas de material de artesanato, ou que podemos fazer nós mesmos em casa.

Como eu queria fazer um centro de mesa bem rústico, eu escolhi para trabalhar o algodão cru mais grosso, que dá essa aparência amassada que combina super bem com meu projeto. Vocês podem usar o algodão também, pois existem várias opções de fios mais finos. Se usar esse mesmo algodão, lembre de lavar antes de pintar para retirar bem a goma do tecido.

Corte o tecido no tamanho desejado e coloque sobre um plásticoCorte o tecido no tamanho desejado e coloque sobre um plástico na área de trabalho, para proteger da tinta.

Escolha os carimbos que deseja usar em seu projeto. Eu optei pela lua e pela estrela, para dar o ar que desejo ao meu centro de mesa. Se quiser confeccionar os carimbos, também é muito fácil, basta riscar o desenho no EVA com uma caneta, recortar o EVA e colar em uma madeirinha.
Escolha os carimbos de EVA que deseja usar em seu projeto

Aplique tinta na figura do carimbo de EVAAplique tinta na figura do carimbo. Use tinta para tecido de boa qualidade, e se for para vender, providencie tinta de serigrafia, que é muito mais resistente. Aplique a tinta sobre a figura com pequenas batidinhas, para que toda ela receba tinta por igual.

Posicione o carimbo sobre o tecido com muito cuidado e pressione bem por 30 segundos para que o tecido absorva bem a tinta.
Posicione o carimbo sobre o tecido com muito cuidado e pressione

Retire o carimbo de sobre o tecidoLevante o carimbo do tecido com cuidado para não borrar e cuidado também para não deixar o carimbo cair sobre o tecido.

O carimbo não cobre totalmente o tecido, isso é normal, especialmente para tecidos mais pesados como o que eu escolhi. Faz parte do efeito dessa técnica que as figuras fiquem com pequenos espaços sem tinta, e esse é o seu charme. Continue aplicando os carimbos no tecido conforme o posicionamento que você deseja para o conjunto de figuras. Aguarde secar de um dia para o outro.

Você pode optar por terminar seu projeto aqui. Nós vamos seguir um pouco mais adiante e conferir como dar um acabamento diferente, no caso o aquarelado. O aquarelado não é nada mais que a própria tinta de tecido que você usou para os carimbos, muito diluída em água. Dessa forma ela apenas tinge o tecido mas não cobre o que está por baixo.

Pintando o tecido com técnica de aquarelado

Como as minhas figuras são em cores muito vivas, escolhi o azul para quebrar um pouco. Diluí a tinta de tecido em bastante água e usei um pincel largo e chato.

Continue aplicando a tinta aquarelada por toda a superfície do tecido. Caso algum lugar fique mais manchado, basta diluir a tinta com um pincel só com água. O excesso da tinta dilui sem cobrir as figuras de baixo.
Continue aplicando a tinta aquarelada por toda a superfície do tecido

Vejam como ficou a toalha toda aquareladaVejam como ficou a toalha toda aquarelada. É outro efeito, não é? Agora é esperar secar bem antes de fazer o acabamento da barra.

Para dar o toque rústico final ao meu centro de mesa, optei por desfiar as barras laterais. Ficou exatamente como eu queria, um centro de mesa descontraído que eu também uso como toalha de apoio para aquele café da tarde.

A barra desfiada acentua o estilo rústico do centro de mesa

Detalhe do meu centro de mesa pintado com carimbos e aquarelada

Eu adoro projetos simples como esse. Espero que vocês também tenham gostado.

Beijos e até breve!!!

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Seu comentário tem grande valor, ele me ajuda a crescer e melhorar!!!

Para receber um orçamento, por favor, deixe seu e-mail, orçamentos não são fornecidos por aqui.

Os comentários serão respondidos aqui mesmo ok?
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...